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Por que meu e-commerce não vende?

Depois de muito planejamento, horas de estudo e tomadas de decisões, você foi lá e abriu o seu e-commerce. Sua loja está no ar! Você enfim realizou o sonho de ter um negócio online próprio e está ansioso para colher os resultados. Só existe um problema que precisa ser resolvido: sua loja online não está vendendo como você esperava.

Mas o que isso realmente significa? Será que você consegue identificar os motivos pelos quais a sua loja não vende? Com a finalidade de te ajudar a sair dessa, resolvemos preparar esse artigo com cinco motivos que podem prejudicar as vendas no seu e-commerce, e já vamos avisando: nem tudo se resume a uma loja bem estruturada.

Vender online vai muito além de apresentar uma bela loja, você precisa criar um relacionamento de confiança com seus consumidores e alguns erros são cometidos no caminho para conquistar essa confiança:

01 –  Seu e-commerce não convence
Um dos motivos mais aparentes para que uma loja online não tenha uma boa performance está relacionado a sua aparência, ou seja, o seu layout.

Um design mal estruturado e que não passa aquela sensação “profissional” para a sua loja pode afastar a maioria dos consumidores e prejudicar as suas vendas.

No comércio eletrônico a sua loja precisa ser atraente para que o consumidor continue pela jornada de compra. Além disso, ela precisa apresentar uma boa navegabilidade e facilidade na hora de encontrar os produtos.

Faça uma análise de como estão esses e outros pontos na sua loja em comparação com outras:

Layout/Design: É limpo e apresenta bem a sua loja?
Navegação: É intuitiva e clara?
Busca: O cliente consegue encontrar facilmente o que deseja?
Produtos: A descrição está completa e com todas as informações necessárias?
Imagens: Suas fotos são de boa qualidade e dão uma impressão real do que você vende?

Respondendo essas questões você entenderá melhor como a sua loja está funcionando e quais são os pontos de melhoria para que você consiga convencer seus visitantes de que sua loja é confiável.

02 Seu checkout gera desistência
Bom, a sua loja está com uma aparência linda, com uma ótima navegação e cheia de informações para seus clientes, contudo as vendas ainda não melhoraram. Dessa forma, é preciso voltar os olhos para o seu checkout.

Esse é um passo muito delicado na jornada de compra, pois muitos clientes abandonam o carrinho e desistem de levar os produtos pra casa.

De fato, existem alguns motivos que podem levar a isso:

Formulário extenso: O cliente precisa preencher um formulário muito grande de cadastro, desanimando e “deixando pra lá”. Verifique se o seu formulário contém apenas informações necessárias para o cadastro, retire tudo o que não for fundamental para a finalização da compra.

Opções de pagamento: Seu e-commerce não possui muitas formas de pagamento. Ofereça uma boa variedade de opções para a finalização da compra como boleto, cartão e depósito.

Frete: Por fim, o motivo que mais leva a carrinhos abandonados, um frete muito caro. Verifique se o seu frete é calculado corretamente durante o checkout e se sua loja não está cobrando um valor fora da realidade para o envio. Uma possibilidade para diminuir o valor do frete é buscar meios alternativos de envios de produtos, como transportadoras e retiradas no local.

03 Seu atendimento ao cliente é falho
Talvez um dos motivos que faça a sua loja online não vender seja a falta de contato com os seus clientes. Afinal, como você tem tratado quem aparece a sua porta?

Em primeiro lugar, para um bom atendimento ao cliente é preciso se mostrar aberto para responder dúvidas e ajudar o consumidor, além de resolver qualquer problema que ele possa ter com uma compra.

Em seguida você precisa dar uma atenção especial as suas informações de contato. O cliente vai encontrar facilmente um formulário, um telefone, e-mail ou chat para falar com um representante da sua loja? Essas informações não podem ficar escondidas.

Você pode melhorar seu atendimento com algumas ações simples, por exemplo:

Formas de contato: Ofereça mais de uma forma de contato para o seu cliente. Atualmente os consumidores preferem se comunicar por meio de chats, e-mails ou aplicativos como o WhatsApp.

Responda todas as dúvidas: Nunca deixe de responder um cliente, seja com uma dúvida simples ou uma reclamação sobre a sua loja nas redes sociais. Se mostre aberto a ajudar e a aprender com as críticas.

Acompanhe o pós compra: Acompanhar o cliente no pós venda pode ajudar muito na fidelização. Envie um e-mail simples com um formulário para que o cliente conte como foi a compra e se ele precisa de alguma ajuda com o produto recém comprado.

04 Você não investe em anúncios
Um erro cometido por muitos iniciantes no e-commerce é achar que basta abrir a loja para que ela comece a vender sozinha. Mas isso dificilmente vai acontecer de maneira orgânica para uma nova loja, principalmente se sua marca é desconhecida do grande público.

Nesse início de negócio é importante investir uma parte do seu orçamento em anúncios e impulsionamento de publicações nas redes sociais. Incluindo uma boa estratégia de reconhecimento de marca para que potenciais consumidores saibam quem você é e o que você vende.

Além disso, invista na criação de uma persona e de um público alvo para criar anúncios segmentados e ter mais resultado na sua estratégia de marketing. Você precisa ser visto e conhecido para vender.

05 Falta engajamento com o público
Assim como essa questão dos anúncios, uma loja que não interage e não gera engajamento com o seu público pode refletir essa apatia nas suas vendas.

O contato com os consumidores mostra o lado mais humano da sua marca e gera confiança no público que não só percebe que existe alguém por trás daquela loja como também que a compra pode ser realizada com segurança.

Para aumentar essa interação invista em e-mails regulares e na sua presença nas redes sociais. Crie uma linguagem própria para o seu e-commerce e que esteja de acordo com o seu público alvo.

A partir disso converse com o usuários, seja respondendo a comentários ou tirando uma dúvida por inbox, mas também criando postagens que ajudem seus usuários, como dicas de produtos ou formas de utilizar.

Ah, e não se esqueça de sempre incluir um link para sua loja. Nossa dica é utilizar um encurtador de links, como o bitly, para facilitar.

E então, gostou das nossas dicas? Agora é só prestar muita atenção em todos os detalhes da sua loja e colocar tudo isso em prática, vamos crescer o seu e-commerce juntos!

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